Step by step

quarta-feira, 19 de março de 2008

“What do you really want?”





Andei super triste, pra baixo, chateada. Incrivel como o meu emocional me detona. Dai fiquei conversando comigo o pq de alguns caminhos e o pq de eu estar assim, só que não posso ser radical - Ah!!!! O problema é esse? Pummmmmmm. Pq nem sempre é assim que funciona.

Para recomeçar, tracei algumas metas com metas, oportunidades e conquistas. Acreditar que posso e devo sim tentar, mesmo que isso signifique "TENTE OUTRA VEZ!!!". Renovar a fé, a esperança, depois de um tempo dolorido é complicado, mas também pode significar ser forte, ser perseverante. Isso me remete ao processo da aguia.

"De tempos em tempos, reza o mito, a águia, como a fênix egípcia, se renova totalmente. Ela voa cada vez mais alto até chegar perto do sol. Então as penas se incendeiam e ela toda começa a arder. Quando chega a este ponto, ela se precipita do céu e se lança qual flecha nas águas frias do lago. Através desta experiência de fogo e de água, a velha águia rejuvenesce totalmente. Volta a ter penas novas, garras afiadas, olhos penetrantes e o vigor da juventude. Seguramente este mito constitui o substrato do salmo 103 quando diz: ''O Senhor faz com que minha juventude se renove como uma águia''.
Fogo e água são opostos. Mas quando unidos, se fazem poderosos símbolos de transformação. O fogo simboliza o céu, a consciência e as dimensões masculinas no homem e na mulher. A água, ao contrário, a terra, o inconsciente e as dimensões femininas no homem e na mulher. Passar pelo fogo e pela água significa, portanto, integrar em si os opostos e crescer na identidade pessoal. Ninguém ao passar pelo fogo ou pela água permanece intocado. Ou sucumbe ou se transfigura, porque a água lava e o fogo purifica.

A água nos faz pensar também nas grandes enchentes que com sua força tudo carregam, especialmente o que não tem consistência e solidez. São os infortúnios da vida. E o fogo nos faz imaginar as fornalhas que queimam e acrisolam tudo o que não é essencial. São as notórias crises existenciais. Ao fazermos esta travessia pela ''noite escura e medonha'', como dizem os mestres espirituais, deixamos aflorar nosso eu profundo. Então amadurecemos para aquilo que é autenticamente humano. Quem recebe o batismo de fogo e de água rejuvenesce como a águia do mito antigo.

Mas abstraindo das metáforas, que significa concretamente rejuvenescer como águia? Significa entregar à morte tudo aquilo que de velho existe em nós para que o novo possa irromper e ser integrado. O velho em nós são os hábitos e as atitudes que não nos engrandecem, como a falta de solidariedade para com os pobres, o desinteresse pelo bem comum, a vontade de ter razão e vantagem em tudo, o descuido para com o lixo, o desperdício da água e o desrespeito para com a natureza. Tudo isso deve ser entregue à morte para podermos inaugurar uma forma sustentada de convivência entre os humanos e com os demais seres da criação. Numa palavra, significa morrer e ressuscitar.

Rejuvenescer como águia significa também desprender-se de coisas que um dia foram boas e de idéias que foram luminosas, mas que lentamente se tornaram ultrapassadas e incapazes de inspirar o caminho da vida.

Rejuvenescer como águia significa ter coragem para recomeçar e estar sempre aberto a escutar, a aprender e a revisar. Não é isso que nos propomos a cada novo ano?

Que o ano que amanhã se inaugura, seja oportunidade de perguntar o quanto de galinha existe em nós que não quer outra coisa senão ciscar o chão ou o quanto de águia há ainda em nós, disposta a rejuvenescer ao confrontar-se valentemente com os tropeços e as crises da vida"

http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/colunas/boff/2004/12/30/jorcolbof20041230001.html

Nenhum comentário: